Descrição: O objetivo do presente projeto de pesquisa é estudar e analisar a viabilidade técnico-científica do desenvolvimento de um sistema de monitoramento cardíaco em tempo real para grupos, específico para jogadores de futebol (elencos de times). O sistema deverá ser baseado em elementos de gamificação de forma a estimular a interação, diversão e competição entre os usuários, assim como o feedback técnico (coaching) instantâneo, tanto no mundo físico quanto virtual. Será ainda requisito do projeto a integração com sistemas de monitoramento de atividades físicas e de deslocamentos por meio de GPS, de modo a possibilitar análises de big data acerca de associações/correlações de variáveis de carga interna e externa de desempenho físico, tanto no nível coletivo quanto individual..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .Integrantes: Alexandre Alvaro – Integrante / Paulo Tadeu de Camargo – Integrante / Fernando Hiroshi Endo – Integrante / Claudio Bacci – Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.


Descrição: A One Sports tem como objetivo desenvolver uma plataforma completa de soluções que visam maximizar a performance esportiva, nas dimensões física e tática.Especialmente desenvolvidas para esportes e atletas de alta performance, as soluções da One Sports são baseadas nas principais tecnologias de ponta da atualidade. GPS, ?wearables?, IoT, Big Data são todas tecnologias emergentes que a One Sports aplica de forma pioneira no campo dos esportes. Tudo isso para prepará-lo para se superar, para que você também seja #1!.Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Alexandre Alvaro – Integrante / Paulo Tadeu de Camargo – Integrante / Fernando Hiroshi Endo – Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.


Projeto certificado pela empresa SMARTOYS LTDA – ME em 17/02/2016.

Descrição: Nosso objetivo é desenvolver os primeiros brinquedos conectados inteligentes genuinamente brasileiros, e assim revolucionar a próxima geração humana na forma de pensar, agir, empreender e inovar.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Alexandre Alvaro – Integrante / Paulo Tadeu de Camargo – Coordenador / Izilda das Eiras Tâmega – Integrante / Bruno Abdelnur – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.


Descrição: A importância crescente dos sistemas de computação no cotidiano de todos tem resultado em um esforço inerentemente multidisciplinar no que diz respeito ao desenvolvimento de software. Isto traz à tona a questão de como desenvolver sistemas interativos de forma que possam melhor aproveitar as perspectivas, práticas e bases de conhecimento de diferentes áreas. As áreas de Interação Humano-Computador e Engenharia de Software, por exemplo, tradicionalmente são tratadas de forma separada, assim, os métodos e técnicas de uma não são conhecidos de forma aprofundada na outra. A popularidade e adoção contínua dos Métodos Ágeis de desenvolvimento – ES – juntamente com o crescimento da conscientização sobre a importância de uma boa Experiência de Usuário – IHC – fez surgir a necessidade de integrar estas duas áreas. Entretanto, o Desenvolvimento Ágil possui uma cultura distinta que, à primeira vista, parece entrar em conflito com o Design Centrado no Usuário – processo de design de IHC. Assim, a integração destas duas áreas torna-se um grande desafio. Neste sentido, este projeto de pesquisa visa a integração destas duas áreas – IHC e ES , no que tange ao Desenvolvimento Ágil e ao Design Centrado no Usuário, propondo a extensão e validação de um framework apresentado na tese de Doutorado do proponente, focalizando, principalmente, a atividade de Avaliação de Usabilidade. A validação deste projeto baseia-se em uma metodologia empírica para introdução de processo de software na indústria a qual será implementada em empresas parceiras.Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina – Integrante / Tiago Silva da Silva – Coordenador / Fábio Fagundes Silveira – Integrante / Alfredo Goldman vel Lejbman – Integrante / Milene Selbach Silveira – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.


Descrição: Os museus são considerados um grande repositório de história, arte e memória que podem ser utilizados como um importante instrumento de ensino-aprendizagem, por possibilitar a comparação do presente com o passado e interação com acervos. No entanto, o Brasil dispõe de poucos museus virtuais e estatísticas mostram que menos de 10% da população já visitaram um museu. Outro ponto fundamental é que grande parte dos museus virtuais são criados para domínios e propósitos específicos. Muitas vezes, sem haver a preocupação com possibilidades diversas de interação. O objetivo deste projeto é investigar, propor, desenvolver e validar uma linha de produto de software que dê suporte ao desenvolvimento de museus virtuais com interação multimodal. O projeto trará contribuições para acelerar o desenvolvimento de ambientes de museus virtuais através do reuso de componentes (linha de produto), possibilitando assim o suporte ao processo de ensino-aprendizagem em diferentes níveis escolares, e impactando na disseminação do conhecimento, independente de aspectos geográficos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .Integrantes: Luciana Aparecida Martinez Zaina – Coordenador / Alexandre Alvaro – Integrante / Andreia Damasio de Leles – Integrante / Murillo Rodrigo Petrucelli Homem – Integrante / Eline Faliane de Araújo Welter – Integrante / Monique Spessoto Ribeiro – Integrante / Gabriel Cruz Ferreira – Integrante / Guilherme José Carvalho Gois – Integrante / Marcello Acar – Integrante / Danilo Carmargo Bueno – Integrante / Gabriel de Paula e Lima – Integrante / Elisa Marques de Castro – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5